Perguntas Frequentes

Respostas às perguntas mais frequentes sobre varizes

As varizes são um problema des saúde para milhões de pessoas no mundo inteiro. Trata-se de uma enfermidade crônica que incide em grupos de diversas faixas etárias e estilos de vida. Estima-se que 18% da população adulta mundial, entre homens e mulheres, na proporção de 3 por 1, sofre de veias varicosas (vasos aumentados que se alargam devido ao enfraquecimento das paredes das veias, fazendo com que elas se estiquem e inchem) e vasinhos (veias pequenas, superficiais e de coloração avermelhada, esticadas como uma teia sob a pele).

Quais são as causas das varizes?
Quais são os sintomas das varizes?
Quais são os tipos de tratamentos das varizes?
Como são feitas as aplicações no tratamento das varizes?
Existem varizes internas?
Varizes voltam?
As veias retiradas no tratamento das varizes fazem falta?
A veia Safena pode ser retirada?
Fazer exercício ou depilar com cera quente dá varize?
Como evitar as varizes?
Quais são os riscos da cirurgia de varizes?
A cirurgia de varizes deixa cicatrizes?
Tenho varizes. A quem devo procurar?
Meu marido tem varizes nas pernas. Ele também pode tratar?
Tenho varizes no nariz e no rosto. Como tratar?
QUAIS SÃO AS CAUSAS DAS VARIZES?
Não existe uma causa única para as varizes. Na realidade o que contam são um conjunto de possibilidades como, herança genética, fatores desencadeantes como irregularidades hormonais, gestões múltiplas, uso de hormônios femininos (entre eles a pílula anticoncepcional e o tratamento de menopausa), obesidade e sedentarismo. Se quiser entender a circulação venosa, leia Circulação Venosa - Fisiologia. 


Voltar ao Topo
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DAS VARIZES?
Normalmente os sintomas surgem ao final do dia após longos períodos passados em pé. Os sintomas de varizes mais frequentes são dor, sensação de peso e cansaço nas pernas, coceira e câimbras noturnas, no caso das varizes dos membros inferiores. A longo prazo podem ocorrer escurecimento na região próximo ao tornozelo, flebites (inflamação das veias), tromboflebites e até o caso extremo do surgimento de feridas nas pernas.

Voltar ao Topo
QUAIS SÃO OS TIPOS DE TRATAMENTOS DAS VARIZES?
Como toda enfermidade crônica, quanto antes iniciado o tratamento das varizes, melhor. Existem dois tipos: o tratamento clínico que faz uso de medicamentos e meias elásticas, e o tratamento cirúrgico, o mais indicado entre os dois por ser o único que, efetivamente, elimina as varizes, e que pode ser feito com anestesia regional, dependendo da quantidade das mesmas.

Voltar ao Topo
COMO SÃO FEITAS AS APLICAÇÕES NO TRATAMENTO DAS VARIZES?
No tratamento de varizes aplicação pode ser realizada por meio de injeção de substância química no interior dos vasinhos, com uso do Cryo 5 (que elimina a dor da aplicação) e do Laser-Ndyag 1064nm.

Voltar ao Topo
EXISTEM VARIZES INTERNAS?
As varizes internas não existem. As veias internas ou profundas são protegidas pela musculatura que impede sua dilatação. O que existem são doenças graves que atingem as veias internas, mas que não são varizes.

Voltar ao Topo
VARIZES VOLTAM?
As varizes não voltam. O que pode ocorrer é o aparecimento de outras varizes que devem ser tratadas. Uma veia que no momento de um tratamento estava normal, mais tarde poderá se tornar varicosa porque a tendência hereditária existirá durante toda a vida. Por este motivo é que se propõe o acompanhamento para se detectar o aparecimento de varizes em outras veias.


Voltar ao Topo
AS VEIAS RETIRADAS NO TRATAMENTO DAS VARIZES FAZEM FALTA?
As veias retiradas no tratamento de varizes não fazem falta depois. |O sistema venoso superficial dos membros inferiores é como uma “rede”, ou seja, as veias têm comunicação entre si. Quando se retira uma veia do sistema, o sangue passa a circular por outra que se comunicava com aquela veia retirada.

Voltar ao Topo
A VEIA SAFENA PODE SER RETIRADA?
Quando fazemos uma cirurgia de varizes, tentamos preservar as veias safenas sempre que possível para um eventual uso em cirugia cardíaca no futuro. Porém as situações em que se mostre muito comprometida, ela deve ser retirada porque também não teria utilidade em uma cirurgia cardíaca. Além disso, não existem apenas as veias safenas para serem utilizadas em cirurgias do coração.

Voltar ao Topo
FAZER EXERCÍCIO OU DEPILAR COM CERA QUENTE DÁ VARIZE?
Ao contrário do que alguns pensam, certas atividades ou hábitos como subir escadas, depilas com cera quente, usar salto ou fazer ginástica, não fazem aparecer varizes. A natação, a  caminhada, a ginástica aeróbica, a dança e outros exercícios bem orientados por profissionais especializados são extremamente saudáveis, pois ajudam na circulação venosa e melhoram o quadro do paciente portador de varizes.

Voltar ao Topo
COMO EVITAR AS VARIZES?
Para evitar as varizes é importante fazer uso comedido e bem orientado de hormônios femininos como pílulas anticoncepcionais, fazer ginástica regularmente e evitar a obesidade. Terá varizes quem tem predisposição genética. Não existe medicação para evitar seu surgimento.

Voltar ao Topo
QUAIS SÃO OS RISCOS DA CIRURGIA DE VARIZES?
Todo procedimento cirúrgico envolve riscos. No entanto, a cirurgia de varizes é realizada na superfície do corpo e no momento em que o paciente se encontra na melhor condição de saúde possível. Para amenizar ou mesmo evitar complicações durante a cirurgia das varizes, existem medidas tomadas anteriormente, tais como a avaliação cardiológica que diminuem consideravelmente os riscos cirúrgicos.

Voltar ao Topo
A CIRURGIA DE VARIZES DEIXA CICATRIZES?
Com as novas técnicas disponíveis atualmente, inclusive o uso do laser no procedimento cirúrgico das varizes, os resultados estéticos da cirurgia são excelentes. As incisões feitas na pele desaparecem em questão de meses e em alguns casos, até em dias. Tudo depende da fase em que se encontra a doença varicosa na ocasião do tratamento. E, para que haja bons resultados, alguns cuidados devem ser seguidos à risca, como o de evitar a exposição ao sol por trinta dias após a cirurgia para que não ocorra pigmentação da pele.

Voltar ao Topo
TENHO VARIZES. A QUEM DEVO PROCURAR?
O médico especialista habilitado para realizar a cirurgia de Varizes é o angiologista, também chamado de cirurgião vascular. Caso queira iniciar seu tratamento, ou tenha dúvidas sobre as varizes, consulte seu médico de confiança para que ele lhe indique o angiologista. E lembre-se que os melhores resultados são alcançados com os melhores profissionais.

Voltar ao Topo
MEU MARIDO TEM VARIZES NAS PERNAS. ELE TAMBÉM PODE TRATAR?
Varizes acontecem tanto nas mulheres como nos homens. Os resultados em geral são ótimos tanto no tratamento da mulher como do homem.

Voltar ao Topo
TENHO VARIZES NO NARIZ E NO ROSTO. COMO TRATAR?
Estes microvasos que aparecem na face incluindo nariz, são tratados preferencialmente com laser com excelentes resultados.

Voltar ao Topo